Cidade FM - INFORMATIVO 98 - Ministério da Saúde distribui mais 6 milhões de vacinas contra a Covid-19

As vacinas são prioritárias para idosos, profissionais de saúde e adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidade



Nesta quinta-feira (04), o Ministério da Saúde anunciou que mais 6 milhões de vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas para todos os estados para acelerar a vacinação. Desse total, 3,5 milhões de vacinas da Pfizer serão enviadas como dose de reforço da população acima de 60 anos que já recebeu a segunda dose da vacina até o começo de maio. Esse envio do Ministério da Saúde também contempla os profissionais de saúde, com uma dose de reforço seis meses após completarem o ciclo vacinal com qualquer imunizante. 

Além disso, 2,5 milhões de doses serão destinadas a adolescentes entre 12 e 17 anos que não tenham nenhum tipo de comorbidade. Apesar disso, a orientação da massa é que os municípios que possuem comunidades tradicionais quilombolas priorizem a vacinação de adolescentes desses grupos.

De acordo com a médica epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, a vacinação da população é o melhor caminho para evitar novos casos e mais mortes. “Nós já esperávamos que uma redução de gravidade da doença e na diminuição dos óbitos seria possíveis apenas com a vacina. Felizmente nós estamos observando que essa redução é bastante consistente, com mais de 90% de redução no número de casos e óbitos com a vacinação. A gente precisa continuar avançando, assim a gente vai continuar com essa queda sustentável dos óbitos”, destacou. 

Novembro Azul: “Cuide do que é seu” é o tema deste ano para conscientizar os homens

Ministra Damares Alves destaca os principais desafios durante a pandemia da Covid-19

Ainda este ano, o Ministério da Saúde tem a expectativa de receber mais de 198 milhões de imunizantes. A informação consta no cronograma de entregas dos laboratórios contratados e prevê a chegada de 61,8 milhões de doses em novembro e 136,7 milhões em dezembro.

Apesar do resultado positivo na vacinação e da queda no número de mortes e doentes, a médica epidemiologista Ethel Maciel explica que as medidas de prevenção contra a Covid-19 devem ser mantidas. "Ainda estamos em uma pandemia que exige cuidados e é importante lembrar que as pessoas continuem com as medidas de prevenção, principalmente usando máscara, fazendo o distanciamento físico e higienização das mãos. Enfim, todo cuidado ainda é necessário porque ainda estamos em uma pandemia", avaliou a médica. 

Dados da Covid-19

O Brasil registrou mais 14.661 casos e 164 óbitos por Covid-19, nas últimas 24h, de acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (04). Desde o início da pandemia, mais de 21.835.785 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus. 

O Rio de Janeiro ainda é o estado com a maior taxa de letalidade entre as 27 unidades da federação: 5,17%. O índice médio de letalidade do País está em 2,8%. 

Taxa de letalidade nos estados

  • RJ 5,17%
  • SP 3,45%
  • AM 3,22%
  • PE 3,17%
  • MA 2,84%
  • PA 2,80%
  • GO 2,68%
  • AL 2,62%
  • PR 2,61%
  • CE 2,60%
  • MS 2,56%
  • MG 2,54%
  • MT 2,52%
  • RO 2,43%
  • RS 2,42%
  • PI 2,18%
  • BA 2,17%
  • SE 2,16%
  • ES 2,13%
  • PB 2,11%
  • DF 2,11%
  • AC 2,10%
  • RN 1,98%
  • PARA 1,70%
  • SC 1,62%
  • AP 1,61%
  • RR 1,59%

Os números têm como base o repasse de dados das Secretarias Estaduais de Saúde ao Órgão. Acesse as informações sobre a Covid-19 no seu estado e município no portal brasil61.com/painelcovid .



Fonte: Brasil 61

Comentários

Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/