CIDADE FM - NOTICIAS DE MINAS

Boletim de 16 de setembro de 2021



Hoje é quinta-feira, dia 16 de setembro e essas são as principais notícias do dia:

Política

Câmara aprova novo Código Eleitoral que prevê quarentena para juízes e policiais

A Câmara dos Deputados concluiu votação do novo Código Eleitoral (Projeto de Lei Complementar 112/21) na madrugada desta quinta-feira (16).  O texto aprovado na forma do substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), ainda deve ser analisado pelo Senado.

O PL consolida toda a legislação eleitoral e incluí temas de respostas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as pautas inseridas, os deputados aprovaram emenda que exige desligamento de seu cargo, quatro anos antes de disputar as eleições, para juízes, membros do Ministério Público, policiais federais, civis, rodoviários federais, militares, guardas municipais e militares.

Plenário pode votar pela prorrogação de mudanças no ensino

O Plenário do Senado deve analisar nesta quinta-feira (16), às 16h, o PL 486/2021, que desligar, durante o período pandêmico, a vigência de normas excepcionais sobre o ensino do decreto de calamidade pública, que perdeu a vigência no fim de 2020.

O texto, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), já foi aprovado na Câmara e visa assegurar juridicamente que as normas sejam aplicadas neste ano. O projeto propõe, entre outras pautas, a suspensão do cumprimento mínimo de dias letivos em escolas e universidades, a união de alunos de duas séries ou anos e a permissão para o ensino à distância.

Votação do programa para subsidiar gás a famílias de baixa renda é adiado para a próxima semana

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), autor do PL 2.350/2021, pediu pelo adiamento da votação do texto que ocorreria nessa quarta-feira (15). O projeto trata de benefício às famílias de baixa renda na compra de botijão de gás de cozinha e a previsão é que seja votado no Plenário na próxima semana.

Contudo, esta não é a primeira vez que o PL tem a votação adiada. Anteriormente, a matéria estava prevista para ser votada no último dia 2 de setembro, mas foi retirada de pauta a pedido do relator, o senador Marcelo Castro (MDB-PI). De acordo com o parlamentar, o motivo de outro adiamento é que o senador Eduardo Braga não pôde estar presente na sessão desta quarta-feira.

Esporte

Atlético derrota Fluminense e vai para a semifinal da Copa do Brasil

O Atlético-MG derrotou o Fluminense por 1 a 0, na noite dessa quarta-feira (15) no Mineirão, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Após esta vitória, o Alvinegro avança para as semifinais da competição.

O Galo venceu o Tricolor com do atacante Hulk em cobrança de pênalti, nos 10 minutos do segundo tempo. O próximo adversário do clube será definido pelo jogo entre Fortaleza e São Paulo e a semifinal será realizada ainda na segunda quinzena de outubro.

Seleção feminina de vôlei vence o Peru em estreia no Sul-Americano

A seleção brasileira feminina de vôlei obteve vitória contra o Peru por 3 sets a 0 em sua estreia no Campeonato Sul-Americano, nessa quarta-feira (15). Em seu próximo confronto na competição, realizada em Barrancabermeja (Colômbia), a equipe enfrenta a Argentina, na noite desta quinta-feira (16).

A seleção, que possui Zé Roberto Guimarães como técnico, deve estar entre as duas primeiras classificadas para se garantir no mundial de vôlei, que acontece em 2022. Além de Brasil e Argentina, o campeonato conta com a participação de Chile e Colômbia.

Polícia

Homem condenado a mais de 70 anos de prisão é recapturado pela Polícia Civil na Grande BH

Um homem, de 29 anos, condenado a mais de 70 anos de prisão, foi recapturado na última terça-feira (14), durante operação da Polícia Civil, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de BH. O autor é culpado por extorsão mediante sequestro e coação no curso do processo, latrocínio e homicídio.

Conforme a polícia, o homem fugiu das autoridades em 20 de março deste ano, ao pular o muro de presídio. Desde então, o suspeito teria sido responsável por dois homicídios e duas pessoas tentativas de assassinato. De acordo com o delegado Fábio Werneck, ele teria feito uma lista com 21 nomes de pessoas que pretendia matar.

PM prende traficante após denúncia de violência doméstica em Ipatinga

Militares da Patrulha Rural de Ipatinga prenderam um homem de 23 anos, acusado de tráfico de drogas, lesão corporal, ameaça, posse ilegal de arma de fogo. A prisão aconteceu após denúncia de violência feita por sua companheira de 24 anos. Ela abordou a os policiais e relatou uma série de agressões que vinha sofrendo desde o último sábado. A prisão foi realizada na terça-feira, depois de três dias de agressões constantes.

Segundo a vítima, o autor usava um pedaço de bambu nas agressões e, armado com um revólver a ameaçou de morte e a expulsou de casa. No imóvel, foram encontrados o revólver, 35 munições calibre 38, uma balança de precisão, meio quilo de maconha e mais de R$ 9 mil em dinheiro. O homem foi preso em flagrante e a vítima encaminhada para providências previstas na Lei Maria da Penha.

Previsão do tempo

Para esta quinta-feira a previsão é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul, Sudoeste e Zona da Mata. Já no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Região Metropolitana e Campo das Vertentes, o céu fica parcialmente nublado. Enquanto nas demais regiões, predomina o céu claro a parcialmente nublado com presença de névoa seca.

Além disso, as temperaturas devem variar entre a mínima de 12ºC e a máxima de 39ºC em Minas Gerais.

Boletim Amirt Notícias – 16 de setembro

 16 setembro , 2021  Anna Bracarence

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/