Fraude do INSS: começa no dia 24 de julho o reembolso de descontos ilegais para aposentados e pensionistas

Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 do INSS

Aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios já podem começar a receber, a partir desta quinta-feira (24), os valores referentes ao reembolso da chamada fraude do INSS. A medida faz parte do acordo firmado pelo governo federal com beneficiários prejudicados e tem como objetivo reparar os danos causados pelos descontos ilegais.
Os pagamentos serão feitos diretamente na conta bancária onde o benefício do INSS é depositado, em parcela única e com correção pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país. A ordem dos depósitos seguirá a data de adesão ao acordo — ou seja, quem aderiu primeiro, receberá primeiro.
Para receber já neste primeiro lote, os beneficiários precisavam ter formalizado a adesão até segunda-feira (21). O prazo para quem ainda não aderiu vai até o dia 14 de novembro de 2025.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, cerca de 600 mil pessoas já formalizaram sua adesão. No entanto, o Ministério da Previdência estima que 1,4 milhão de beneficiários têm direito ao reembolso.
Em entrevista recente à EBC, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, reforçou que não é necessário contratar advogado para participar do acordo e que os beneficiários podem, se desejarem, entrar com ações judiciais contra as associações envolvidas nos descontos indevidos, mesmo após aceitarem o reembolso.
A recomendação é que os aposentados e pensionistas fiquem atentos às comunicações oficiais do INSS e evitem intermediários, garantindo assim a segurança no processo de ressarcimento.
Essa iniciativa marca um importante passo na reparação de danos a milhares de brasileiros, muitos dos quais idosos, que tiveram seus benefícios reduzidos de forma ilegal. O governo reforça seu compromisso com a transparência e a proteção dos direitos dos segurados do INSS.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 do INSS e registre a sua queixa e peça orientação sobre como reaver o dinheiro.

Comentários