Cidade FM - LIXO URBANO

Nos bairros Esplanada, Planalto e Boa Vista, existem vários locais onde os moradores descartam seu lixo, indevidamente

Dentre os problemas ambientais da atualidade, um dos maiores é o lixo urbano. Muitos lixos são despejados indevidamente em locais impróprios, os mesmo soltam gases os quais ferem o nosso meio ambiente, causando diversos problemas.

As cidades sofrem com o descarte de lixo em locais impróprios e Tupaciguara não é diferente. Nos bairros Esplanada, Planalto e Boa Vista, existem vários locais onde os moradores descartam seu lixo. Em outros pontos da cidade, o mesmo acontece.

Ali as pessoas descartam todo tipo de lixo, desde lixo doméstico, móveis, restos de animais (carcaças, ossos), garrafas, roupas, dentre outros.

É comum urubus ficarem pela redondeza remexendo os restos depositados por ali.

Próximo a um dos locais de descarte, alguém, inclusive, matou uma cobra.

Uma pena, visto que o local é utilizado por várias pessoas para caminhada e para andar de bicicleta.

Este descarte de resíduos em ruas ainda é um hábito maléfico de parte da população, e as consequências podem tomar grandes proporções, afetando não somente o meio ambiente, mas toda a sociedade.

PROBLEMAS:

Do ponto de vista social muitas pessoas são afetadas pela concentração de lixo nas cidades, que causam o aumento de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros.

DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE:

Contaminação do solo

Matéria orgânica em decomposição, organismos causadores de doenças e lixo com substâncias tóxicas podem contaminar o solo, estando presente ali mesmo depois da remoção do lixo, podendo causar problemas a crianças e adultos que tiverem contato com o local.

Contaminação do lençol freático

Ao se decompor, o lixo forma uma substância escura com odor desagradável chamado chorume. Essa substância é produzida naturalmente pelo lixo. Quando produzido em grande quantidade, assim como em lixões a céu aberto essa substância pode penetrar o solo e alcançar os lençóis freáticos, contaminando a água e deixando-a inutilizável.

Produção de gases tóxicos e mau cheiro

O lixo emite gases explosivos, podendo ocorrer um incêndio. A emissão da fumaça com substâncias tóxicas pode causar danos à saúde.

Atração de animais que transmitem doenças

O lixo é o local ideal para proliferação de pragas transmissoras de doenças como ratos e baratas, os acúmulos de líquidos produzidos pelo lixo podem virar um criadouro de mosquito, como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e zika.

Alagamentos e enchentes

O descarte incorreto de lixo é considerado uma das principais causas de enchentes e alagamentos em grandes centros urbanos.

Desvalorização de bairros, terrenos e imóveis

Locais sujos, com lixo aparente em vias públicas, calçadas, praças ou terrenos, sempre perdem valor imobiliário.

Além de sofrerem desvalorização, os bairros passam a ser vistos como “locais de despejo”, nos quais pessoas de outros locais da cidade vão para descartar lixo, mobília, entulho, eletrodomésticos e materiais em geral.

Os prejuízos são financeiros e também de qualidade de vida, já que a situação favorece proliferação de pragas domésticas, como ratos, baratas, escorpiões e outros animais perigosos.

Desperdício de dinheiro público      

Os gastos públicos dedicados à limpeza urbana aumentam conforme há lixo sendo descartado de maneira inadequada.

Além de investir na coleta dos resíduos sólidos, a prefeitura acaba tendo que gastar com setor de limpeza urbana para recolher detritos de ruas, parques, praças e terrenos baldios. Ou seja, a longo prazo, há alto desperdício de dinheiro público.

Conscientização da população

Para que o lixo seja descartado de maneira correta, é preciso, acima de tudo, muita conscientização por parte da população.

O município de Tupaciguara tem um calendário para a coleta de resíduos e entulhos, então, é nossa responsabilidade cuidar do lixo produzido em nossas casas, fazendo o descarte corretamente e não nas vias públicas, conforme visto nas fotos desta matéria.

Esperamos que a comunidade colabore, faça sua parte e mude este cenário.

 

Fonte: Infoescola, Mundoeducação

Fotos tiradas em 18/10/2021.

Comentários

Mais Notícias | Rádio Cidade FM

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/