Cidade FM - CONHEÇA MINAS

Podcast Contos das Gerais: conheça Três Corações, a cidade do rei do futebol



Três Corações é uma cidade do Sul de Minas Gerais, que possui 79 mil habitantes e cerca de 828 km², configurando-se como um dos principais centros urbanos dessa região do estado.

Os primeiros relatos sobre as terras onde hoje se situa o município de Três Corações datam de 1737, quando Cipriano José da Rocha, ouvidor de São João del-Rei, informa que, quando passava pela região, encontrou roças e catas de mineração na região da Aplicação do Rio Verde.

O grande passo para o pleno desenvolvimento da localidade aconteceria somente no ano de 1884, quando a Vila recebe a visita do Imperador D. Pedro II e a Família Imperial, para a inauguração da estrada de ferro Minas & Rio. Inaugurada oficialmente em 22 de junho daquele ano, fazia a conjunção entre a Vila e a cidade de Cruzeiro, no estado de São Paulo. A repercussão desta visita foi tão grande que, três meses depois, em 23 de setembro de 1884, a Vila seria emancipada, sendo elevada à categoria de cidade.

Em 7 de setembro de 1923, com a Lei 843, Três Corações do Rio Verde passa a denominar-se apenas Três Corações.

Milho, café e leite são alguns dos alimentos produzidos no município e seu Distrito Industrial, às margens da BR-381 (Rodovia Fernão Dias) detém um grande número de empresas de médio e grande porte, como a Mangels, Total Alimentos, TRW, Descartáveis Zanatta, Heringer, entre outras. É nesta cidade que nasceu o ex-jogador de futebol e atleta do século, Pelé.

 11 outubro , 2021  Henrique Toscano 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/