Podcast Contos das Gerais: conheça São Thomé das Letras, a cidade mística de Minas

Cidade FM - CONHEÇA MINAS

São Thomé das Letras é uma cidade localizada a cerca de 334 Km de Belo Horizonte e está localizada na região Sul de Minas Gerais. O município possui área de 369,747km² e 7.151 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

A história de São Thomé das Letras teve início no o século XVIII, quando bandeirantes expulsaram os indígenas cataguás que habitavam a região. Em 1785, começou a ser construída a Igreja Matriz, em estilo barroco com pinturas de Joaquim José da Natividade no estilo rococó. Durante o século XIX, a cidade se tornou uma cidade-dormitório, pois só era ocupada pelos fazendeiros da região nas épocas de festa, permanecendo o resto do ano com as casas fechadas e vazias.

A cidade está localizada em uma região serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito do período neoproterozoico. No início do século XX, a extração de quartzito, conhecida como “pedras de São Tomé”, se tornou a principal atividade econômica da cidade. A pedra é utilizada na pavimentação de bordos de piscinas, na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e na elaboração do artesanato local.

São Thomé das Letras está localizada em uma região montanhosa, com elevação de 1.440 metros acima do nível do mar, o que permite que a observação de boa parte da região ao redor. A cidade também foi cenário das gravações da minissérie “Filhos do Sol”, da extinta Rede Manchete. Entre os pontos turísticos do município, estão Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa da Pirâmide e as formações rochosas, sendo a Pedra da Bruxa a mais famosa. A cidade tem o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1996.

O município também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis. Além disso, algumas pessoas, acreditam que São Thomé é um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai, para o lugar, místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: “Cidade Mística”.

Com informações da Prefeitura de São Thomé das Letras e do IBGE.

 8 agosto , 2022  Hugo Magella 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/