O Estado de Minas Gerais mantém expectativa de safra recorde

As lavouras de soja e milho podem ser vistas em várias localidades do município de Tupaciguara

O Estado de Minas Gerais mantém expectativa de safra recorde e os produtores de Tupaciguara/MG estão com o plantio de soja finalizado, conforme podemos ver ao andar pela zona rural do município.

As lavouras de soja e milho podem ser vistas em várias localidades.

Em março, o Canal Rural veiculou reportagem mostrando a alta tecnologia utilizada pela Fazenda Alvorada, uma das propriedades produtoras de grãos do município. Você pode ver esta matéria acessando https://www.canalrural.com.br/projeto-soja-brasil/agricultura-4-0-fazenda-tecnologica/

A previsão para que Minas Gerais registre uma safra recorde de grãos se mantém no 3º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa de campo apontou uma produção total de 16,95 milhões de toneladas, crescimento de 9,8% em relação ao período produtivo anterior. As principais culturas do Estado, com exceção do feijão, devem ter crescimento de área, produtividade e produção.

A área total plantada em Minas está estimada em 3,91 milhões de hectares, uma leve alta de 1,8% ante a temporada anterior. Também houve aumento na produtividade. A média ficou em 4,3 toneladas de grãos por hectare, avanço de 7,8% em relação à safra anterior.

No caso da soja, a projeção é que a colheita em Minas chegue a 7,15 milhões de toneladas, crescimento de 1,8% em relação à safra anterior. Os dados apontam uma área plantada de 1,92 milhão de hectares, avanço de 1,5% ante a temporada 2020/21 (1,89 milhão de hectares). A produtividade vem se mantendo próxima à estabilidade, passando de 3,69 toneladas/ha na safra passada para 3,70 toneladas/ha na atual.

Segundo os pesquisadores da Conab, o plantio de soja já está finalizado em Minas. As condições das lavouras são consideradas boas para a grande maioria das áreas, devido ao bom comportamento do clima. “No Sudeste, distribuição irregular das chuvas, com probabilidades de acumulados na faixa normal ou abaixo no Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais. Contudo, em dezembro, as previsões indicam predomínio de áreas com probabilidade de chuvas acima da média, mas com possibilidade de chuvas irregulares em janeiro e fevereiro”, alertou o relatório.

Em relação às culturas, destaque para o milho. A colheita total do grão está prevista em 8,33 milhões de toneladas. Um crescimento de 18,6% em relação à safra 2020/21. A área plantada avançou 2,9% (de 1,3 para 1,35 milhão de hectares) e a produtividade deu um salto de 15,5% ante à safra anterior, passando de 5,3 toneladas/ha para 6,1 toneladas/ha.

Em Minas Gerais, as lavouras de milho já estão praticamente todas plantadas, segundo a Conab. “As condições de mercado, com os preços atrativos, incentivaram também o plantio antecipado de milho irrigado, a fim de uma colheita mais precoce em algumas localidades. Para essas lavouras, plantadas mais precocemente, já são observados quantitativos variando de 5% a 8% da área total, no estágio de pendoamento. As condições sanitárias são consideradas boas para a maioria das lavouras”, diz o relatório.

Conforme a Conab, as expectativas de crescimento na produção de milho estão ancoradas, principalmente, nas lavouras de segunda safra do cereal, que tinham sido afetadas por impactos climáticos na safra anterior. Com o clima, em princípio, favorecendo o plantio, os dados mostram crescimento de 56,8% na colheita de segunda safra em Minas, atingindo 3 milhões de toneladas, ante 1,96 milhão de toneladas. A alta é puxada por um ganho de 50,2% em produtividade (5,96 toneladas/ha) e de 7% na área plantada, que está estimada em 517,4 mil hectares.

Leia mais: Estado mantém expectativa de safra recorde - Diário do Comércio Em: https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/estado-mantem-expectativa-de-safra-recorde

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Aplicativos
Instagram
https://www.instagram.com/cidadefm_tupaciguara/